aprender a tocar guitarra sozinho

negão da guitarra

 

Pra você que quer aprender a tocar guitarra sozinho, fique ciente que você terá que estudar mais do que quem teria efetivamente um professor. Lembre-se que o professor não um pai de santo, que baixa o santo e fala: Agora você tem todos os meus poderes. Não existe isso! O aprendizado sempre só depende de você, o professor é simplesmente aquele que te da os caminhos mais curtos, mas lembre se é você quem deve sempre ter a autocrítica. O processo de aprendizado passo a passo de um instrumento é bastante longo e demanda de muita disciplina.

 
ALONGAMENTO

“Tocar guitarra nunca vai deixar de ser um exercício físico e, por isso, existem certos cuidados a serem tomados. Devemos sempre fazer alongamento antes de começar os nossos estudos, um aquecimento de forma bastante gradual. Além disso, não podemos simplesmente nos esquecer de fazer aquelas pausas durante os estudos para que possamos evitar fadiga muscular. É bastante importante se também, alongar depois dos seus exercícios. Assim você terá muito mais chances de chegar a tão sonhada técnica sem praticamente ganhar uma tendinite.

 
VOCABULÁRIO

“Todo dia, trabalhe pelo menos 60 minutos em transcrições. Pegue seus maiores ídolos e tente tirar suas músicas nota por nota. Se você souber escrever basicamente, registre as ideias, pois elas vão transformar o que há de mais importante em um músico: seu vocabulário. Depois, somente depois estude todas essas frases rítmicas e melódicas com um bom metrônomo – pratique sem muita pressa. Com o tempo, você com certeza irá adquirir bastante técnica.”

 
EM ALTO VOLUME

“Toque alto desde o início de todo o seu aprendizado. Assim você já levará uma certa vantagem sobre todos os outros. Se você tocar bastante suavemente, ficará com hábitos bastantes ruins. Olhe os famosos jazzistas. Sabe porque eles tocam bem baixo? É um truque muito bom para que você não os escute.”

 
ENCONTRE-SE

“Para desenvolver sua total individualidade o que é muito importante, pegue um gravador daqueles em fita e entre em uma sala na penumbra da noite – onde você não terá praticamente nenhuma distração. Toque sobre uma boa bateria eletrônica. Depois de um bom tempo, você começará a ouvir os famosos riffs que vieram de vários guitarristas que te influenciaram, até que vai escutar dois ou três licks que sejam totalmente seus. Concentre-se em seus riffs até desenvolver um bom som individual.” Muitos ficam em duvida se deve aprender a tocar guitarra ou como tocar violão. bem, você primeiro deve se decedir e ter muito foco.

 

 

Não se esqueça do amplificador.

Essa talvez seja a dica que é muito mais simples, óbvia e boba que tenho a oferecer para você hoje, mas claro não menos útil do que todas as outras. Pra que você possa tocar guitarra (ou qualquer outro instrumento elétrico que queira), precisa ligá-lo em um bom amplificador. Um violão tem seu próprio amplificador pessoal, que é a sua caixa de ressonância. A guitarra não. Por isso, o amplificador sempre é indispensável.